quarta-feira, 21 de junho de 2017

Estudantes participam de oficinas sobre a cultura alagoana



Seguindo a programação do Projeto O que é que Alagoas Tem, alunos da Escola Municipal Jaime Miranda, localizada no bairro de Santa Lúcia, participaram, na tarde dessa terça-feira (19), de oficinas sobre a Cultura Alagoana.
O projeto objetiva despertar nos alunos da Rede Municipal interesses relacionados à história, culinária, religiosidade e riquezas naturais, além de promover visitas às cidades históricas do Estado. “Estamos trabalhando nesta tarde as oficinas de poesia, textos informativos, produção textual, formação de Alagoas em uma perspectiva arqueológica, pontos turísticos, manifestações culturais e culinária alagoana. A oficina de técnicas de pintura e colagem é orientada na produção de um livro a ser apresentado em uma noite de autógrafos a toda comunidade escolar”, disse a diretora da Escola Josimeire Branco Quintela.
Josimeire disse também que o Projeto envolve as turmas dos 8ºs e 9ºs anos e irá se desenvolver até o mês de setembro. “O Projeto conta com a parceria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e todos os passeios são acompanhados por alunos do Curso de Gestão de Turismo do Instituto, campus Maceió”, informou.
Durante as oficinas, o mestre José Maria, oficineiro do Projeto, disse que Alagoas é o Estado com a maior diversidade de manifestações culturais populares. “Nosso Estado se destaca com seus 27 tipos de folguedos e danças populares que são fonte de referência para estudiosos e artistas de todo o País”, afirmou. “As baianas, o bumba-meu-boi, a cavalhada, o fandango, o guerreiro, pastoril, quilombo e reisado são os mais conhecidos folguedos que compõem o diversificado folclore alagoano”, acrescentou.
Dávyne Alice, aluna do 8º ano B, se mostrou entusiasmada com as explicações sobre o guerreiro alagoano. “Sempre gostei das nossas danças e escolhi essa oficina porque me identifiquei com o tema”, frisou a estudante.
As oficinas foram orientadas por professores da escola e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de profissionais convidados.
João de Oliveira Filho/ Ascom  Semed

Nenhum comentário: