sexta-feira, 2 de junho de 2017

Diretores participam de formação do Programa Novo Mais Educação



Diretores e coordenadores pedagógicos das 18 escolas da rede municipal de ensino da capital que terão o programa Mais Educação em 2017 participaram de uma formação na manhã desta sexta-feira (02) na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Cambona. Na oportunidade, os representantes das unidades de ensino conheceram os detalhes do programa, que é realizado pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os municípios.
Para este ano, o novo Mais Educação terá a finalidade de reforçar o ensino das disciplinas de português e de matemática, a fim de contribuir com os resultados do índice Nacional de Educação Básica (Ideb). Em 2017, das 72 escolas inicialmente inscritas, apenas 18 foram selecionadas, devido a prolemas na prestação de contas dessas unidades de ensino. Das 18 unidades inseridas no programa, as escolas municipais Marcos Soriano, Zumbi dos Palmares, Nosso Lar e Olavo Bilac oferecem o ensino de tempo integral e inscreveram todos os seus alunos.
Formação de gestores no Programa Novo Mais Educação
Através do programa, os alunos passarão a receber 15 horas semanais de atividades extra-curriculares, no contraturno escolar. A coordenadora do programa na Semed, Edileuza Maciel, aponta as vantagens do atendimento oferecido aos alunos. “O programa tem a imensa importância para os alunos, porque passam pelo menos 7h diárias na escola, o que contribui para a boa convivência, aproxima a comunidade da escola e oferece um reforço na formação desses alunos. O resultado é que torna alunos mais felizes e o impacto é reconhecido na melhora dos índices escolares, na redução da evasão escolar e no aumento da valorização do conhecimento”, resume.
Ainda na visão de Edileuza, o Mais Educação resulta na formação humana dos alunos, através de todas as dimensões como ser humano, ou seja, contribui não apenas para o aprendizado, mas para as relações interpessoais. No programa, os alunos recebem aulas de esportes, música e cultura em geral, como dança folclórica e coral, por exemplo. O programa começa na próxima segunda-feira, dia 5, e será executado pelos próximos oito meses, ou seja, até dezembro. Cada escola receberá reforço no repasse financeiro, a fim de que possa oferecer três refeições para os alunos inseridos no Mais Educação, além da merenda.
Ascom Semed/ Delane Barros

Nenhum comentário: