quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Jogos de raciocínio são atração na Bienal do Livro


Uma das atrações da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é o ônibus Estação Saber da Prefeitura de Maceió, que funciona como biblioteca volante. O projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) visita semanalmente escolas da Rede Municipal de Ensino para aproximar, ainda mais, os estudantes do mundo dos livros, com atividades ligadas à leitura e ao desenvolvimento cognitivo. Durante a Bienal, a Estação Saber tem recebido em média 1.200 alunos, mas somando aos demais visitantes o quantitativo chega ao triplo.
Estação Saber – Oitava Bienal do Livro.
Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió
A coordenadora do projeto Estação Saber, Janaína Tenório, explica como a unidade funciona. “Nesse projeto nós vamos até as escolas da Rede e oferecemos contação de histórias, desenho livre e computadores com jogos didáticos. Cada área possui um instrutor que auxilia as crianças com os livros ou com os computadores”, informou.
Janaina Tenório – Coord. da Estação Saber.
Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió
Os livros encontrados na Estação Saber são voltados ao público infanto-juvenil, como contos, mitos, lendas, poesias, quadrinhos, seguindo uma classificação etária. A unidade também possui computadores com jogos didáticos, onde os instrutores auxiliam ajudando as crianças, mesmo aquelas que nunca usaram um computador.
Em visita a Estação Saber, a mãe da pequena Lara, Roberta Santana, destacou a importância da leitura desde cedo. “Desde quando eu estava grávida da Lara, já lia para ela e após o nascimento continuei a incentivar a leitura. Hoje, apesar de ter apenas três anos, ela é uma leitora ávida, todas as noites antes de dormir tenho que ler três livros com ela e pretendemos continuar a incentivando”, disse Roberta Santana.
Estação Saber – Oitava Bienal do Livro.
Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió
Roberta explica ainda que a leitura ajudou o desenvolvimento linguístico da filha. “Ela tem um vocabulário bem rico, observando a idade dela, além de desenvolver a imaginação que é fundamental, ela se envolve com as histórias. Mesmo com a tecnologia, Lara sempre preferiu livros do que um celular ou tablet. Na escola a professora elogia bastante a participação dela e o interesse por livros”, acrescentou.
Cayo Borges/ Secom Maceió

Nenhum comentário: