quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Maceio Rosa: Servidores da Semed têm palestra sobre câncer de mama



Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta quinta-feira(26) de uma palestra sobre câncer de mama. O encontro ocorreu no Auditório Paulo Freire  e integra a campanha Maceió Rosa, promovida pela Prefeitura de Maceió como forma de alertar servidores sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A palestra foi proferida pela médica mastologista e ginecologista Marta Vasconcelos, que elencou  fatores de risco para a incidência do câncer de mama, a exemplo de histórico familiar, fatores ambientais, dieta inadequada, assim como estilo de vida e sobrepeso, sendo esses mais relacionados ao universo feminino, onde há prevalência desse tipo de câncer, embora também acometa homens, em menor incidência.
Para a médica, explanar sobre o assunto é sempre muito importante porque houve aumento de casos de câncer, de modo geral, na população. “Nós últimos anos, houve um aumento muito significativo, não só do câncer de mama, como também de outros tipos de câncer e isso está relacionado principalmente ao envelhecimento da faixa etária do brasileiro e aos fatores de risco relacionados ao câncer de mama”, explicou.
Em termos percentuais quanto ao aumento de câncer nas mulheres, a especialista destaca ainda que os fatores ambientais equivalem a 40% a 50%, a obesidade equivale a 30% e o fator genético equivale a apenas 5%. “Quero dizer que o estilo de vida, o hábito de vida e o sobrepeso são os fatores relacionados a mulheres, principalmente na pós-menopausa. Temos praticamente 58% dos brasileiros atualmente acima do peso, com 20% de obesos. Subentende-se que esse índice vai aumentar ainda mais entre as mulheres por conta do sobrepeso”, afirma.
A orientação da mastologista é ter um estilo de vida saudável e praticar atividade física. “Estudos apontam que você caminhar seis dias na semana por 30 minutos, diminui em até 30% o risco de um câncer de mama. “Devemos fazer uma alimentação saudável, fazer atividade física e manter o peso esperado para a faixa etária”, disse ela. Marta ressalta que o mais importante mesmo é fazer a detecção precoce. Prevenção de câncer de mama se faz com autoexame, mamografia e frequentar seu ginecologista regularmente”, alerta.
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, falou da importância da palestra como forma de esclarecimento, divulgação e conscientização sobre o assunto. “As dicas sobre alimentação, orientações sobre atividade física, detecção precoce da doença, realização do autoexame. São informações essenciais que promovem a saúde da mulher. Todos nós devemos nos cuidar, vamos fazer o autoexame e a mamografia”, orientou Ana Dayse, acrescentando que a linguagem utilizada pela palestrante foi bastante simples e acessível para facilitar o entendimento.
A informação precisa é o primeiro passo para a conscientização, segundo o técnico pedagógico Romário Araujo. “A palestra é fundamental porque passa informações importantes sobre a doença e dessa forma, você passa a tomar cuidados necessários para evitar o surgimento do câncer de mama. Mesmo no caso do homem, que tem um por cento de chance de  desenvolver um câncer de mama, se você pode optar por uma alimentação adequada para manutenção da saúde e incidência do câncer, vai contribuir também para as pessoas com quem você convive e principalmente, as mulheres de sua família”, disse o técnico.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Nenhum comentário: