quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Maceió sedia I Simpósio Nacional de Inspeção Educacional


Maceió encerra nesta quarta-feira (25) o I Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional. Iniciado no dia 23, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),  o simpósio tem o  objetivo de aumentar as discussões sobre a inspeção educacional e valorização do profissional da área.
Com o tema “A inspeção educacional e os sistemas de ensino no Brasil”, o encontro contou com a participação da especialistas em mesas, discussões, minicursos, palestras e lançamentos de livros relacionados ao tema geral do evento e aos desafios e valorização do profissional de inspeção educacional. Inspetores de todo o país participam do evento, incluindo os integrantes do Fórum Nacional dos Dirigentes de Entidades dos Especialistas em Educação (Fesed)
O inspetor educacional tem um papel muito importante no sistema de ensino de todo o país, conforme a presidente da Associação dos Inspetores Educacionais de Ensino de Alagoas (Asiseal), Rosilânia Macedo. “O inspetor escolar desenvolve um papel fulcral na organização da vida escolar do aluno e dos estabelecimentos de ensino, regularizando essas instituições a partir da observação da qualidade na educação ofertada, qualidade do espaço físico e habilitação dos profissionais, dentre outras funções, podendo fazer as devidas denúncias aos órgãos competentes sobre possíveis irregularidades que ocorram no âmbito educacional”, esclareceu Rosilânia.
De acordo com a presidente da Asiseal, a  Secretaria Municipal de  Educação (Semed) tem sido fundamental no apoio e valorização do profissional de inspeção educacional. “A Semed é uma das instituições que tem a sensibilidade de perceber a importância de nossa atividade e tem contribuído para a valorização do profissional de inspeção educacional, como, por exemplo, através financiamento de formação continuada do âmbito de pós-graduação para pedagogos e licenciados se formarem inspetores”, destacou Rosilânia.
Sônia Moraes, representou a Semed no encontro e fala de sua importância. “É um evento de grande importância para os inspetores educacionais, pois propõe uma verdadeira troca de experiências na área com grandes discussões sobre as leis e sobre o futuro da categoria. A Semed tem o entendimento da importância dessa atividade para o desenvolvimento da educação e contribui sempre para a valorização desse profissional”, ressaltou a técnica da Semed.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: