terça-feira, 31 de outubro de 2017

Professora da Rede Municipal de Educação recebe premiação

Professora da Escola Municipal Rui Palmeira, Avani Rodrigues foi a vencedora da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil na modalidade “Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º ano”. Da proximidade da escola com a Lagoa Mundaú veio a inspiração de Avani para a realização de um projeto pedagógico em sala de aula que resultou no relato que estaria entre os vencedores da premiação na etapa estadual.
A professora disse que o projeto nasceu da necessidade de aliar a realidade dos alunos, que moram nas proximidades da lagoa, ao conteúdo trabalhado em sala de aula. “A partir do tema água, que é abordado no Se Liga e Acelera, resolvi trabalhar algo que fosse real e que eles pudessem conhecer de perto”, ressalta Avani.

O relato foi fruto de atividades desenvolvidas durante o projeto. Os alunos desenvolveram atividades relacionadas à preservação da lagoa. Foram paródias, pinturas e textos de conscientização sobre a importância das águas do Mundaú. Os trabalhos aumentaram a visão crítica dos estudantes sobre a poluição.
A aluna Esmeralda Souza, do Se Liga e Acelera, conta que aprendeu a como preservar a lagoa. “Fizemos aulas de campo e encontramos vários objetos que estavam na lagoa, mas não deviam. Aprendi que lixo não deve ser jogado nela, todos têm o dever de conservar e cuidar. Todo lixo que jogam nas ruas acabam indo pra lagoa”, completa.
Avani relata que ficou surpresa com a premiação. “Quando me inscrevi não estava esperando por isso. Foi uma experiência ímpar. Pesquisamos e aprendemos juntos. A mudança começa onde eles moram, na escola onde estudam e depois toma uma proporção macro.Hoje, eles têm um novo olhar sobre a lagoa e nós, professores, somos peça chave de transformação”, conclui.
Erick Nogueira – Ascom Semed

Nenhum comentário: