terça-feira, 31 de outubro de 2017

Semed promove Diálogos Escolares sobre arte e cultura

Educadores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram do primeiro encontro do Projetos Diálogos Escolares, que aborda a arte e a educação integral na Rede Municipal de Ensino. A atividade é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento aconteceu nesta terça-feira (31) no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

O Projeto tem o objetivo de discutir propostas para se alcançar uma educação integral e integrada, a partir da valorização dos projetos artísticos-culturais e da construção de um novo currículo escolar. Segundo Rita Ippolito, coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud, o diálogo objetiva mostrar o significado da arte para a Rede Municipal.
O evento teve início com a apresentação do grupo de ballet da Escola Carmelita Gama.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, enfatizou a importância da cultura nas escolas da rede. “Não se faz uma educação de qualidade só com conhecimento formal. É preciso despertar nas nossas crianças a vontade de vivenciar o mundo e essa vivência se dá através da cultura, é o grande passo que elas precisam dar”, disse.
Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), fez um apelo aos gestores escolares para que a cultura na escola seja mais valorizadas. “Precisamos entender que a arte não pode ser tratada como uma simples matéria, ela tem o poder de influenciar diversas pessoas e entre eles estão os nossos jovens”, relatou.
Durante a programação, Ana Beatriz Goulart de Faria, fundadora do Centro de Referências de Educação Integral, proferiu a palestra intitulada “A Cultura e a Arte como caminho de Ressignificação da Escola na perspectiva da Educação Integral”.
Stephanie Ferreira (estagiária)/ Ascom Semed

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