quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Secretária visita alunos que participarão da Prova Brasil


Acompanhada de sua equipe técnica, a secretária municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, visitou nesta quarta-feira (25) escolas que irão participar da Prova Brasil. Em momento com os diretores e a comunidade escolar, a secretária pode verificar in loco a preparação para a aplicação do teste que contribui para o Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A primeira escola a ser visitada foi a Eulina Alencar, localizada no Jacintinho. A unidade vai realizar o teste nesta quinta-feira (26) para mais de cinquenta alunos dos 5º e 9º anos. A visita contou com a presença da coordenadora de Ensino Fundamental, Rita Vasconcelos, e da técnica pedagógica Cheila Vasconcelos.
A visita representa um incentivo a mais para os alunos que realizarão o teste e receberam palavras de incentivo da própria secretária Ana Dayse. ” Vocês sabem que prova irão fazer amanhã? Sabem a importância disso?”, perguntou. “A Prova Brasil não é outra coisa, senão uma prova que vai ver se vocês aprenderam, como está o ensino aqui na escola. Vai dizer se a escola está indo bem ou não. Ela é uma prova que vai dizer se a escola é boa”, explicou a secretária, pedindo a presença de todos os alunos durante a aplicação da prova.
A Escola Municipal Eulina Alencar avançou no Ideb. “No último Ideb, aumentamos 0,4 ponto. Saímos de 3.5, em 2013,  para 3.9 em 2015. Isso representa um esforço muito grande e total empenho de todos os envolvidos. Queremos não só alcançar nossa projeção para 2017, que é de 4.2, como almejamos ultrapassar essa meta”, disse a coordenadora da escola, Adriana Maria.
Segundo Adriana, esse período que antecede a aplicação da Prova Brasil tem tido bastante atividades, como simulados. ” Para preparar nossos alunos, estamos fazendo simulados em parceria com o Escola 10, visando treiná-los quantos às possíveis questões que irão cair nessa prova”, conta Adriana.
Ela explica que no simulado os alunos têm se saído bem e a expectativa é das melhores. “Estamos trabalhando a questão de evasão, mas estamos focando mesmo na autoestima deles, para que eles venham, participem e tragam seus pais para a escola. Assim esperamos que tanto os pais quanto os alunos entendam a importância dessa avaliação”, afirmou.
Os alunos da Escola Municipal Dom Helder tiveram um momento bem relaxante, segundo a diretora Quitéria Justino. “Optamos por deixar nossos alunos mais relaxados. Eles ouviram música e participaram de atividades descontraídas”, disse a diretora. Quitéria explicou que a escola está preparada para realização da prova. “Fizemos tudo que era necessário fazer. Fizemos nossa parte. A nossa expectativa é das melhores”, disse a diretora.
Estão sendo avaliados cerca de oito mil alunos dos 5º e 9º anos de 92 escolas da rede municipal. Cada escola segue um cronograma recomendado pelo MEC, com dias e horários de prova. Alunos e professores foram qualificados para a realização da prova com formação continuada, gincanas e aulões. A Prova Brasil teve inicio no dia 23 de outubro e segue até o dia 3 de novembro.
Janaina Farias – Ascom Semed

Nenhum comentário: