O auditório do Senac, no Poço, foi palco, nesta segunda-feira (04), do IV Encontro sobre Política de Adequação Idade/ano para jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental (Projeto de Vida). Um dos principais objetivo do Encontro foi promover a discussão de propostas que estimulem os jovens a prosseguirem nos estudos e regularizarem o fluxo escolar. Estiveram presentes no evento representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas( Ifal) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) parceiros do projeto.
Aconteceram exposição e degustação de alimentação saudável, realizada pelo setor de Nutrição escolar, quadrilhas, dinâmicas de grupos e recitação de poemas que abordaram a diversidade.
Cerca de 30 alunos das Escolas Pio X, Antídio Vieira e Jayme Miranda, que participam do projeto, socializaram suas experiências durante o encontro que teve início com a parceria do Programa Mais Educação no ano de 2014. Ao todo o projeto contempla aproximadamente 200 alunos na rede do 6º ao 9º ano, nesta faixa etária. O projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com a coordenação do Instituto Federal de Alagoas( Ifal).
A coordenadora de programas suplementares da Rede Municipal de Ensino, Edileuza Maciel, explica que o projeto foi criado com a finalidade estimular os alunos a não perderem o interesse pelo estudo. “Estes meninos tem 15 a 17 anos e estão retidos ainda no ensino fundamental, quando já deveriam estar no ensino médio. O projeto tem a tarefa de estimular esses alunos a não desistirem a não perder a motivação pelos estudos”, afirmou.
“O projeto traz uma diferenciação muito grande de atividades. Na programação levamos eles muitas vezes para fora da escola. Eles vão ao teatro, ao cinema e museus. Um dos maiores objetivos desse projeto é levá-los para além do muro da escola”, frisou Edileuza. A coordenadora explica ainda que no fim do ano letivo, dependendo do desenvolvimento do aluno e desempenho escolar, o estudante pode passar para o ensino médio.
Janaina Farias/ Ascom Semed
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