sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Estudantes da Rede Municipal vão participar de encontro



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Programas Suplementares promove, na próxima segunda-feira (04), o IV Encontro de Jovens de 15 a 17 anos, inseridos no “Projeto de Vida”, desenvolvido em três escolas públicas da capital. O encontro, intitulado Diálogos entre Juventude e Políticas Públicas, acontece no auditório do Senac, no bairro do Poço, e vai reunir as experiências dos jovens das Escolas Municipais Pio X, Antídio Vieira e Jaime Miranda.
Segundo a coordenadora de programas suplementares da Rede Municipal de Ensino, Edleuza Maciel, o projeto atende estudantes de 15 a 17 anos do ensino fundamental. “Nosso trabalho visa oferecer aos jovens dessa idade, que se encontram na situação de defasagem idade/ano de escolaridade, atividades diferenciadas e específicas, tendo em vista a regularização do seu fluxo escolar”, disse.
“O projeto tem como meta principal a criação de espaços para autoria, criação, autonomia e protagonismo dos estudantes. Precisamos identificar e organizar propostas pedagógicas contemporâneas e adaptáveis às diferentes realidades das escolas públicas localizadas nos mais variados contextos, a fim de superar os entraves que impedem a regularização do fluxo escolar desses adolescentes e jovens”, acrescentou Edleuza.
Sobre material de apoio para realização das atividades, a coordenadora explicou que os jovens utilizam material didático do próprio programa “Proporcionamos aos estudantes a visita a espaços de aprendizagem fora da escola, museus, cinema, feiras ou mercados públicos, exposições, atividades culturais com música, artes visuais, teatro e dança. Este material é composto de sugestões de atividades integradas de várias áreas do conhecimento, bem como orientações para o desenvolvimento de atividades de iniciação científica, denominado Trajetórias Criativas”, ressaltou Edleuza.
Em Maceió, o Projeto Vida teve início com a parceria do Programa Mais Educação em 2014 nas escolas Zumbi dos Palmares com 30 alunos e Jayme Miranda 60 alunos. Hoje o Projeto é desenvolvido em nas escolas Pio X, Antídio Vieira e Jayme Miranda.
João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Nenhum comentário: