segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Programa Cidadania e Justiça na Escola lança concurso de redação



Aconteceu, na manhã desta segunda (18), o lançamento do concurso de redação do Programa Cidadania e Justiça na Escola. O evento foi realizado na Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e contou com a participação da equipe diretiva e professores das cinco escolas municipais e cinco escolas estaduais que fazem parte do programa.
O encontro teve o objetivo de socializar o edital do concurso de redação, que já está em sua quarta edição e este ano tem como tema “Mediação de Conflitos e Cultura de Paz”. Todos os alunos do 9° ano das Escolas Municipais Padre Pinho, Antídio Vieira, Kátia Pimentel Assunção, Haroldo da Costa e João Sampaio podem participar da seleção.
“Entre os dias 25 e 30 de setembro os alunos devem escrever suas redações que serão avaliadas por uma comissão formada na própria escola. A comissão escolherá as três melhores redações, que já serão premiadas com um kit escolar, para serem avaliadas por outra comissão formada na Esmal. Nessa última avaliação, será escolhida a melhor redação da Rede Municipal de Ensino e outra da Rede Estadual, cujos alunos receberão uma premiação surpresa”, ressaltou a pedagoga responsável pelo Programa na Secretaria Municipal de Educação, Luzia Rodrigues.
O concurso de redação é uma forma de estimular os estudantes a refletir sobre questões inerentes à cidadania, valorizando a expressão de suas ideias e valores, como destaca Virgínia Ferreira, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Semed. “O Programa Cidadania e Justiça na Escola é o causador de muitas mudanças positivas nas nossas escolas. E esse concurso é o resultado de um trabalho feito durante todo o ano e com muitas parcerias. As temáticas trabalhadas com os alunos em rodas de conversa servirão de apoio para a elaboração da redação, mas também para a vida pessoal deles”, ressaltou.
Programa Cidadania e Justiça na Escola
Fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Esmal, o Programa Cidadania e Justiça na Escola tem como objetivo conscientizar professores, técnicos das escolas, alunos, pais e responsáveis sobre seus direitos e deveres básicos, bem como aproximar o Poder Judiciário da vida do cidadão. Em 2017, a Mediação de Conflitos para uma Cultura de Paz é a principal temática abordada no Programa.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: