quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Comissões eleitorais de escolas participam de formação


Os representantes das comissões eleitorais das escolas que terão eleição para diretor das escolas municipais da Rede Municipal de Educação participaram de uma formação na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade é uma iniciativa da Comissão Eleitoral Central (CEC) e objetiva esclarecer dúvidas, informar sobre o passo a passo do processo eleitoral e capacitar os membros das escolas a conduzir o pleito, marcado para o dia 30 de novembro, em 24 unidades de ensino.
De acordo com o presidente da CEC, Antônio Benedito de Barros Filho, a formação se baseia nas informações que constam no regulamento do pleito, definido pela Comissão Eleitoral. “Esse é mais um momento de aprendizado, porque estamos tirando todas as dúvidas, esclarecendo pontos que tenham questionamentos e apresentamos o calendário do pleito”, afirmou.
Ainda de acordo com Barros, durante a formação também houve a apresentação de todo o calendário definido pela CEC, a exemplo do período para o registro de candidaturas, o prazo para a campanha e a forma como deve ser conduzida a campanha eleitoral.
A segunda-secretária da Comissão Eleitoral Central, Rosilene Alves, destacou que a votação é feita de forma paritária, ou seja, os votos são contados individualmente, sem diferença de peso entre as categorias habilitadas a participar do pleito. Ainda conforme Rosilene, poderão votar os pais de alunos ou responsáveis, professores, funcionários administrativos e os alunos com mais de 16 anos de idade, matriculados até 27 de outubro de 2017 e que estejam incluídos no Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame).
O regulamento que rege o pleito define o período de 16 a 27 de outubro para construção da lista de votantes, o dia 31 de outubro para entrega dessa lista, inscrição de candidatos e recebimento do projeto de gestão pela Comissão Eleitoral Central nos dias 10 e 11 de novembro e período oficial de campanha entre os dias 1º e 24 de novembro. A eleição acontece no dia 30 de novembro, durante todo o dia e a apuração acontece em seguida. A nomeação dos diretores e vice-diretores eleitos para o mandato de três anos está prevista para o dia 15 de dezembro.
Delane Barros/ Ascom Semed

Nenhum comentário: