segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Educação inclusiva é realidade na Rede Municipal


A educação inclusiva é uma força transformadora que aponta para uma sociedade também inclusiva. A gestão do prefeito Rui Palmeira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem se preocupado, cada vez mais, em incluir em sua Rede, alunos com deficiência e altas habilidades, considerando as características de cada criança e, por meio de suas ações, proporcionando o aprendizado do respeito e da tolerância às diferenças.
A Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda atende 10 alunos na modalidade de Educação Especial. As necessidades dos alunos variam, mas isso não os impede de aprender e interagir com os demais estudantes.
Aluna Vitória Silva, desenvolvendo atividades
do Programa Mente Inovadora, da Mind Lab.
A aluna Vitória Silva, do 4º ano, é um exemplo disso. Cadeirante, sem movimentos nos membros inferiores e superiores, Vitória está na escola há mais de três anos, ela estuda em sala comum e participa dos projetos na unidade, como o Programa Mente Inovadora da Mind Lab.
“Ela interage muito bem com todos na turma e é uma aluna bastante esforçada. Como a deficiência dela não apresenta nenhum comprometimento mental ela realiza todas as atividades que os demais alunos realizam, na medida do possível, e sempre que precisa de alguma ajuda tem a auxiliar de sala que está ao lado dela”, declarou a professora da turma de Vitória, Hélia Gusmão.
As unidades escolares da Rede dispõem das salas de recurso multifuncionais, com materiais pedagógicos e de acessibilidade para a realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização. A intenção é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular.
“A Rede Municipal de Educação atende atualmente 3.146 alunos com necessidades especiais, em 139 unidades escolares, o que representa um aumento de quase 25% em relação ao ano passado. São 86 professores de sala de recursos multifuncionais e 386 auxiliares de sala que trabalham todos os dias para garantir o direito à educação pública, gratuita, de qualidade e igualitária para todos, sem distinção”, declarou Ubiratânia Amorim, coordenadora de Educação Especial da Semed.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed

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