quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Plano de Ação de Serviço Social da educação é discutido na Semed

Foto: Mauro Fabiani


Um grupo de assistentes sociais esteve reunido com o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, com o adjunto, Marcelo Nascimento e com a chefe de gabinete, Josefa Conceição. Na pauta, a entregar do Plano de Ação de Serviço Social da rede municipal de educação de Maceió para o biênio 2011/2012 e a discussão do serivço social na reestruturação da Semed.

O plano foi construído com a finalidade de subsidiar o exercício profissional, norteado pelos princípios ético-político da profissão. Antes da elaboração do plano, foram realizadas oficinas com as assistentes sociais da secretaria municipal de Educação, onde se discutiu a realidade do serviço social, as ações profissionais no espaço escolar, instrumentos de intervenção e as condições técnicas e éticas para o exercício profissional.

O Plano de Ação de Serviço Social da rede municipal de ensino foi estruturado com justificativa, fundamentação teórica, bases legais e marco histórico, além do planejamento das ações do serviço social em cada espaço de ocupação das assistentes sociais para o biênio 2011/2012. “O plano foi elaborado como forma de direcionar e unificar as ações a serem desenvolvidas por técnicos com base nos princípios contidos no nosso código de ética profissional”, explica Aucione Albuquerque da coordenadoria de Apoio Social da Semed.

Durante a reunião, Thomaz Beltrão se mostrou satisfeito com o interesse da categoria e explicou como será a nova estrutura da rede municipal de ensino mostrando que o grupo de assistentes sociais ficará na Coordenação de Programas e projetos Especiais. “A ideia é privilegiar as pessoas que fazem parte da casa, garantindo uma composição democrática no novo organograma da Semed que irá ser votado nos próximos dias pela Câmara Municipal”, informou o secretário dizendo ainda, que a área de serviço social será também beneficiada.

Marcelo Nascimento, representante da Semed no
Conselho de Assistência Social
recebe o Plano de Ação de Serviço Social

Ao final de reunião ficou acordado que haverá uma apresentação do Plano de Ação de Serviço Social para coordenadores pedagógicos e diretores de departamento, no próximo dia 14 setembro, às 9 horas, no auditório Paulo Freire, na Semed. Além da garantia da participação do serviço social na elaboração do regimento interno da Semed, após a aprovação do novo organograma da rede municipal de ensino pela Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes ainda na reunião, representações do Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais, do Sindicato dos Assistentes Sociais e de Assistentes Sociais da Rede Municipal.

Um comentário:

DENISE -JOÃO XXIII disse...

A CATEGORIA ESTÁ DE PARABÉNS, PELA INICIATIVA E PREOCUPAÇÃO COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO, TENDO EM VISTA SEMPRE O COMPROMISSO ÉTICO..FICO FELIZ EM FAZER PARTE DO PROCESSO!!