quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Alunos da Otávio Brandão participam do Programa Escola Alerta

Conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos ambientais é o principal objetivo do programa Escola Aberta Zika Zero, que realizou mais uma edição, na última quarta-feira (16), na Escola Municipal Otávio Brandão, no Tabuleiro. As atividades pedagógicas mobilizaram 26 turmas, com um total de 526 alunos atendidos, além do corpo docente.
Durante os dois turnos, foram ofertadas 26 oficinas sobre assuntos diversos, como prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, importância da coleta seletiva, reciclagem, elementos da natureza, entre outros. Tudo isso, pensado de forma lúdica para atrair a atenção das crianças, por meio de brincadeiras, jogos, teatro, palestras e oficinas.
O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), em parceria com outros órgãos, a exemplo da Guarda Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), entre outros.
De acordo com coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semed, Virgínia Miller, o programa promove ações de Saúde e Educação ambiental para atender ao comitê municipal criado com essa finalidade.
“Em cada etapa do programa são realizadas oficinas feitas pelo pessoal do Controle de Endemias da SMS, que orienta não apenas os alunos, mas os pais e moradores da região de cada escola sobre a forma de identificar o mosquido da dengue e da zika, o que fazer e todas as outras providências nesse sentido”, argumenta.
A coordenadora lembra ainda que o dia da ação não representa o início do trabalho, mas sua conclusão. “Antes de promover as ações junto aos alunos da Otávio Brandão, nós enviamos nossa equipe para conversar com professores, com a direção da escola, apresentar o material a ser utilizado e fazer todo o planejamento”, esclarece Virgínia Miller.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: