sábado, 5 de agosto de 2017

Escola Silvestre Péricles prepara alunos para o Flipontal 2017

Em decorrência da aproximação da 1ª Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), a Escola Municipal Silvestre Péricles já prepara seus alunos e professores para a participação no evento, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Entre as atividades programadas na Flipontal, os estudantes da unidade terão espaços para expor todo o conhecimento apreendido sob a ótica literária da valorização da cultura local, tradições e preservação do meio ambiente, além de valores como respeito, paz e solidariedade.
Inúmeras ações foram pensadas por técnicos da Semed e gestores da escola. Na última quarta-feira, (02), a bióloga Virgínia Miller, técnica do Setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Seas) da Semed, proferiu palestras sobre reciclagem, reaproveitamento de materiais e assuntos correlacionados. Ao término, toda a turma se dirigiu às margens da Lagoa Mundaú, onde aprendeu, na prática, a relação do ecossistema local com a vida da comunidade. Na ocasião, dançaram o Toré, manifestação cultural indígena que une religião e dança.
Na sexta-feira, (04), os projetos Luz do Saber e Educação pela Paz promoveram, paralelamente, atividades lúdicas, oficinas e palestras durante todo o dia. Do lado de fora da unidade, o primeiro dialogava com os alunos acerca do uso consciente e seguro da energia elétrica e consciência ambiental, com o auxílio de livros, CDs e DVDs educativos. Em sala de aula, a escritora infantil Maristela Pozitano conversava com os alunos das turmas dos 5º anos sobre sua obra “O verdinho e a preservação do meio ambiente”, da qual serão extraídas frases para exposição na festa literária.

Para Maristela, ações simples como economizar água e separar o lixo podem colaborar significativamente para uma melhor qualidade de vida para todos. “Me sinto extremamente feliz em poder contribuir com o Educação pela Paz, especialmente para o Flipontal. As crianças aprendem de maneira simples a cuidar do meio ambiente e isso é muito positivo”, disse.
Enquanto isso, estudantes do ensino fundamental 2º ciclo – que integram o grupo de Jovens Ambientalistas do Pontal –, se reuniam para discutir preservação ambiental e conceitos de sustentabilidade. Todas as ações foram agrupadas em consonância com as propostas do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva e do Projeto de Coleta Seletiva nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió junto com as cooperativas.
“Trabalhamos de maneira transversal e interdisciplinar, reforçando o que esses jovens já aprendem em sala de aula. Acredito que, assim, faremos uma educação viva, que promova vida com qualidade e saúde. A Flipontal será uma excelente oportunidade para que os estudantes aprendam um pouco mais sobre o lugar onde vivem, mas sobretudo para que o sentimento de pertencimento e identidade cultural seja reforçado”, colocou Virgínia Miller.
A partir do dia 14, o grupo teatral TrupEduque da Semed fará oficinas para alunos e professores a fim de trabalhar dicção, projeção, pronúncia e intonação de poemas e poesias na perspectiva de melhor prepará-los para recitais durante a festa Literária. A proposta da Secretaria consiste em integrar os projetos envolvidos com o objetivo de potencializar o espaço de aprendizagem, de maneira dinâmica, objetiva e lúdica.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: