quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Escolas municipais participam da Campanha Agosto Lilás


Uma a cada três mulheres sofreu algum tipo de violência no último ano. Só de agressões físicas, 503 mulheres brasileiras são vítimas a cada hora, de acordo com o Instituto Datafolha. Em busca de reduzir esse número alarmante, a Campanha Agosto Lilás tem sido desenvolvida em todo o Estado de Alagoas e também nas escolas da rede municipal de educação, com atividades alusivas aos 11 anos de vigência da Lei Maria da Penha e à problemática da violência contra a mulher.

Na manhã desta quarta (23), alunos, professores e técnicos da Escola Municipal Selma Bandeira receberam técnicos da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH) para discutir e refletir sobre a Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher. Foram realizadas palestras, rodas de conversas, distribuição de material educativo sobre a Lei Maria da Penha, igualdade de gênero e fim da violência, além da divulgação do serviço de apoio telefônico “Ligue 180”.
De forma lúdica, com histórias do cotidiano, a ministrante da palestra, Edilma Araújo, conversou com os alunos sobre os tipos de violência, a origem e o que dispõe a Lei, além de como identificar e denunciar o abuso.
“Apresentar essas questões às crianças vai gerar uma reflexão neles desde pequeninos, de forma que eles não venham entender essa violência contra a mulher, que muitas vezes ocorre em seu lar, de forma natural. Plantamos uma pequena semente para que posteriormente isso floresça e tanto a menina quanto o menino entendam que a violência não é normal e que o respeito deve ser a base de qualquer relacionamento e não podemos maltratar quem amamos”, esclareceu Vanderlúcia Souza, assistente social da escola.
Além da Escola Municipal Selma Bandeira, também foram realizadas, na última terça (22), atividades na Escola Municipal Cecília Carnaúba. As escolas Lenilton Alves, Balthazar de Mendonça e Audival Amélio também receberão as ações da campanha. Tais escolas foram escolhidas dentre aquelas que apresentaram maior número dessa demanda, registradas pelo serviço social da escola e pela Equipe Técnica do Apoio Social da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: