terça-feira, 29 de agosto de 2017

Estudantes participam da segunda etapa da Prova Alagoas


Estudantes de 90 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram, nesta terça-feira (29), da segunda etapa da Prova Alagoas 2017, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE).
A Prova Alagoas, aplicada aos alunos dos 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental, faz parte do Programa Escola 10 e tem como objetivo auxiliar na verificação e diagnóstico da aprendizagem, assessorar as escolas no seu planejamento pedagógico e preparar os alunos visando a melhoria dos índices da Prova Brasil, que será aplicada entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o coordenador-geral de Informações e Avaliação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Roberval Ferreira da Silva, a Prova Alagoas abrange todas as escolas do Estado e vai subsidiar a realização da Prova Brasil, avaliação nacional realizada anualmente pelo MEC.
“O resultado da avaliação da Prova Alagoas nos dará base para um melhor acompanhamento e planejamento das atividades pedagógicas dos alunos, garantindo o direito de aprendizagem, além da melhoria dos nossos indicadores em nível nacional”, informou o coordenador.
Roberval explica também que a Prova Alagoas faz parte da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais que aderiram ao Programa Escola Nota 10. “O programa estabelece como metas garantir a alfabetização na idade certa, reduzir a distorção idade/série e objetiva alcançar as metas estabelecidas no Ideb, formulado para medir a qualidade da aprendizagem”, acrescentou.
A técnica do setor de avaliação da Semed, Tânia Almeida, explicou que a Prova Alagoas foi composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e outras 20 de Matemática. O resultado da avaliação será divulgado antes da aplicação da Prova Brasil.
João de Oliveira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: