quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Semed promove curso para tradutor e intérprete em libras

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou um curso de formação para tradutor e intérprete, nesta quarta-feira, 23, na Escola Municipal Pompeu Sarmento, localizada na Avenida Muniz Falcão no Barro Duro.

A Coordenadora Geral de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ubiratânia Maria Amorim, disse que a formação se destina a todos os profissionais de apoio escolar que trabalham como intérprete nas escolas municipais.
“Todos os meses a Coordenação de Educação Especial faz a formação para esses profissionais”, disse. Ubiratânia explicou também que o atendimento educacional especializado para os alunos com surdez vai trabalhar a partir de recursos visuais diversificados. “Ter a libras como língua de instrução e favorecer o aprendizado desses alunos respeitando sua cultura e identidade é nosso maior objetivo nessa formação”, destacou a coordenadora.
“Preciso muito me comunicar com eles e por isso eu utilizo muito a sala de recursos da escola”, comenta. “Eles ainda não dominam os sinais”, disse a profissional de apoio escolar, Alda Félix da Silva, da Escola Municipal. “De início, a gente vai mostrando os objetos e imagens para eles irem associando aos sinais para facilitar nossa comunicação”. complementou Alda.
O Departamento de Educação Especial informa ainda que o próximo encontro acontecerá no sábado 26, no auditório da Escola de Governo e Gestão Pública de Maceió (Emgesp), na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, e na quarta feira, 30, pela manhã do auditório Paulo Freire na General Hermes na Cambona e tarde e noite na Emgesp.
A Língua de Sinais é o instrumento de comunicação natural da comunidade surda, no Brasil a Libras – Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida pela Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e regulamentada pelo Decreto N. 5.626, de 22 de Dezembro de 2005 que determina ser esta a língua oficial das pessoas surdas do país.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

Nenhum comentário: