quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Cmei Fúlvia Rosemberg elege seu primeiro Conselho Escolar



A partir deste mês, o recém-inaugurado Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Fúlvia Rosemberg, localizado no Village Campestre, passa a contar com seu primeiro Conselho Escolar. Dentre as principais atribuições do conselho, estão a fiscalização da aplicação dos recursos destinados à unidade e a discussão do projeto político pedagógico com os docentes.
O primeiro passo para a constituição do conselho se deu através de um trabalho de conscientização com os membros que o integram: pais, funcionários e professores. Na ocasião, a técnica pedagógica da Semed Luziete Leonardo explanou sobre o papel do conselheiro e sua importância para a escola, além de apresentar o estatuto que rege o conselho escolar. Passada a primeira etapa, foi feita a reunião de qualificação com os postulantes aos cargos, na qual foram eleitos os 12 membros dos três segmentos representados.
Para Luziete, a principal função do conselho é democratizar a Educação por meio da participação efetiva na gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. “O conselho abre espaço para que todos os segmentos participem e reforcem esse sentimento de pertencimento. A partir daí, essas pessoas começam a vivenciar não só as conquistas, mas também os desafios diários da gestão escolar justamente por compartilharem as responsabilidades sobre o que está sendo decidido coletivamente”.
Os conselhos escolares nos Centros Municipais de Educação Infantil são compostos por seis pais, três funcionários e dois professores, além do diretor geral, que é membro nato. Logo após o registro da ATA em cartório, os membros passam a atuar por um período não superior a dois anos, quando será realizada outra eleição.
Atualmente, a unidade de ensino atende a 171 crianças de 3 a 5 anos de idade.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: