Durante solenidade de assinatura do termo de compromisso do Projeto de Autoavaliação Escolar, ocorrida nesta terça-feira (15), no auditório da Semed, a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, classificou a iniciativa como um grande desafio para a rede. Inicialmente, o projeto será desenvolvido em caráter experimental nas escolas municipais Selma Bandeira, Monsenhor Antônio Assunção e Luiz Pedro IV, sob a coordenação do setor de Avaliação Escolar.
O documento de reconhecimento foi assinado pelos diretores das unidades envolvidas, a secretária Ana Dayse e a coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, que fará o acompanhamento de todas as etapas do processo. A ideia consiste em traçar um diagnóstico detalhado de cada uma das escolas – a partir de dados coletados e documentados por suas equipes gestoras –, a fim de identificar aspectos que poderão ser melhorados.
Na concepção da titular da Semed, a iniciativa será uma oportunidade para que as escolas se conheçam melhor. “A autoavaliação servirá para acompanhar o desempenho dos alunos e saber, também, o que a comunidade está achando da escola. Tenho certeza de que será uma experiência nova e muito positiva, pois cada escola construirá seu próprio modelo de autoavaliação. Será mais um ano de desafios, mas também de muitas conquistas”, enfatiza Ana Dayse.
O projeto conta com a consultoria do professor português Paulo Marinho, que, em parceria com a equipe do Pnud, buscou referências na cidade do Porto, em Portugal. Através da experiência de autoavaliação escolar, a cidade portuguesa conseguiu melhorar a qualidade do ensino. Em síntese, espera-se que as três escolas da rede percebam pontos que possam interferir no desenvolvimento escolar dos estudantes e, partir daí, promovam as ações necessárias para reverter essa realidade.
A coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, compartilha da mesma opinião da gestora da Semed. Ela acrescenta que o projeto de autoavaliação das escolas está em conformidade com os conceitos do objetivo 4 do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), que visa uma educação com qualidade, equidade e inclusão.
“A rede não pretende intervir nas decisões das escolas, mas propor um projeto amplo, amadurecido, baseado em uma gestão participativa com pais, alunos e comunidade, mas sobretudo oferecer todo o suporte necessário para que ele possa ser realizado com sucesso”, complementa.
De acordo com dados da pasta, a rede conta com 56371 estudantes, distribuídos em 138 unidades escolares. Ainda de acordo com a gestão da Semed, a expectativa é repercutir esse trabalho para as demais escolas da capital.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed
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