segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Merendeiras participam de concurso nacional de Alimentação Escolar


As quatro merendeiras da Rede Municipal participantes da 2ª Edição do Concurso Nacional “Melhores receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC), tiveram seus pratos classificados para etapa regional do concurso.
A competição consiste na eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras da alimentação escolar, que atuam em escolas públicas de educação básica em atividades. Conforme o regulamento, a competição tem como objetivo valorizar o papel das profissionais e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis adequados no ambiente escolar.
Segundo a coordenadora de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino, Ana Carla Luna, as merendeiras inscritas no concurso passaram, primeiramente, pela fase eliminatória. “Nessa fase, a equipe organizadora do FNDE observa se as receitas estão de acordo com a alimentação escolar. Observa-se também se a escola tem um projeto de alimentação escolar e nutricional e se a receita concorrente valoriza os produtos da agricultura familiar”, explicou. “Esse ano as quatro merendeiras que se interessaram em participar, passaram pela fase eliminatória e suas receitas foram aprovadas durante a fase estadual. Agora suas receitas estão concorrendo a fase Regional”, acrescentou Ana Carla.
Sobre os pratos vencedores, Ana Carla disse que as novas receitas são fruto do acompanhamento feito pela coordenação nas escolas. “Fazemos o acompanhamento sistemático em todas escolas da rede com as nutricionistas e com a nossa gastrônoma. E foi auxiliando nas dificuldades de aceitação da alimentação, observando o modo de preparo e dando dicas de como preparar os alimentos que sugiram as novas receitas”, frisou. Ela citou como exemplo os alunos da Escola São Sebastião, que passaram a gostar de aveia adicionada a um dos pratos aprovados no concurso: almôndega de inhame e frango.
Foram classificadas as merendeiras Raquel Maria da Silva Vieira, da Escola Municipal Casa da Amizade, com a receita de escondidinho de tilápia com banana-comprida e arroz, Maria Cícera de Melo Silva, da Escola Municipal Leda Collor, com a receita de sopa cremosa de macaxeira, Erika Santos Cavalcante, da Escola Municipal São Sebastião, com a receita almôndega de inhame e frango e Martha dos Santos Lima, da Escola Municipal Padre Pinho, com a receita de escondidinho de charque e batata-doce ao creme de macaxeira.
João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Nenhum comentário: