sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Professores de Educação Infantil fazem formação continuada


Após aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria Geral de Educação Infantil promoveu, na manhã de sexta-feira (18), a Formação Continuada dos professores, coordenadores pedagógicos e gestores dos Centros Municipais de Educação infantil de Maceió (Cmeis).

A coordenadora de Educação Infantil da rede municipal, Angelina Araújo, disse que a formação tem o propósito de atualizar os professores e toda a equipe de educação infantil do município no âmbito do Pnaic. “Hoje, especificamente, estamos trazendo a professora Doutora Cláudia Pimentel, que é uma colaboradora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela é uma pesquisadora da área de leitura e escrita e é autora de um dos livros que vai compor o material de formação do Pnaic e por esse motivo, nós a trouxemos para esse momento de formação dos nossos professores da rede”, esclarece Angelina Araújo.
Angelina esclareceu também que o Pnaic é uma novidade neste ano de 2017. “Esse é o primeiro contato que nós estamos tendo teoricamente sobre essa temática da leitura e da escrita em educação infantil. A professora Cláudia Pimentel vem trazer notícia de como vai funcionar esse projeto a nível nacional e também aqui em Maceió. Por isso estamos nessa formação com a equipe da coordenadoria de educação infantil, os coordenadores pedagógicos das escolas e gestores dos centros municipais de educação infantil”, ressaltou a coordenadora Angelina.
Com a Portaria do Ministério da Educação, o Pnaic passa a abranger a alfabetização em língua portuguesa e em matemática para este ano de 2017 com o objetivo em garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.
O foco das ações do Pacto são os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

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