sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Formação discute aplicação do Guia de Educação Especial


Durante formação, professores discutem aplicação do Guia da Educação Especial.
Fotos: Ascom Semed
Por meio da Coordenadoria de Educação Especial, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta sexta (04) formação com os professores das salas de recursos da rede municipal. A proposta da formação foi discutir o “Guia de Educação Especial para Inclusão na Rede Municipal de Ensino de Maceió”, lançado no ano passado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A coordenadora de Educação Especial da Semed, Ubiratânia Amorim, fala sobre a importância deste tipo de formação. “Nós temos alguns documentos que são norteadores para o funcionamento das salas de recursos, mas sentíamos a necessidade de discutir e refletir sobre o que está nesses documentos com todos os professores, então esse é  objetivo da formação de hoje. Através da leitura, apresentação e discussão podemos refletir e analisar nossas práticas no que diz respeito ao tema”, salientou a coordenadora.
Durante formação, professores discutem aplicação do Guia da Educação Especial. 
Fotos: Ascom Semed
O “Guia de Educação Especial para Inclusão” é dividido em seis capítulos: 1. Inclusão: Uma Questão de Direitos Humanos; 2. Inclusão e Acessibilidade: Apresentando Conceitos; 3. Educação Especial no Brasil: Marcos Históricos e Conceituais; 4. A Inclusão no dia a dia da Escola; 5. Da Integração à Inclusão na Rede Municipal de Maceió e 6. Políticas e Programas para a Promoção da Inclusão na Escola. Na formação, os professores foram divididos em seis equipes para trabalhar cada tema e depois apresentá-los e debatê-los com os demais professores.
Durante formação, professores discutem aplicação do Guia da Educação Especial. 
Fotos: Ascom Semed
“O bom dessa formação é que podemos comparar o que está escrito no Guia com a nossa realidade e refletir a respeito das nossas ações para, em seguida, mesmo com adaptações, colocar em prática no dia a dia de nossa atividade”, declarou a professora Sandra Ferreira da Escola Municipal Corintho da Paz.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: