quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Parceria entre Semed e Fmac vai promover cultura nas escolas

A Lei federal 13.018/14, que institui a Política Nacional de Cultura Viva, passa a ser realidade nas escolas da rede pública de Maceió. Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), foi assinado o termo de parceria entre a pasta, a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmacc) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O ato garante a abertura de edital para a instalação dos chamados Pontos de Cultura nas escolas do município.

O programa irá lançar edital para que entidades que tenham o cunho cultural sejam consideradas pontos de cultura e passem a executar ações no âmbito das escolas. Serão selecionadas 15 instituições, que deverão estar aptas a atender a 39 escolas inseridas no programa Mais Educação. A justificativa é que essas unidades de ensino já apresentam a estrutura necessária para receber as atividades de cultura, que podem ser de teatro, dança, música, artes plásticas, fotografia, entre muitas outras.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, destacou que a parceria representa um novo olhar da pasta para a rede de ensino da capital. Para ela, a Semed já teve a fase da estruturação, a das reformas e o momento atual é o de olhar para dentro das escolas. “A escola sem a presença da atividade cultural é amorfa, é morta, e essa parceria que estamos firmando a partir de agora representa uma união da sociedade com a escola. É a oportunidade, inclusive, de talentos, que podem estar esperando esse momento para se revelar. A verdade é que não existe educação sem cultura”, comenta Ana Dayse.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, explicou que os Pontos de Cultura serão certificados para atuação nas comunidades. O programa, segundo ele, amplia a área de atuação porque permite o funcionamento simultâneo nas duas áreas. “Porque integra o sistema de ensino e atua na absorção da cultura na escola”, afirma.
Cada Ponto de Cultura deverá receber R$ 60 mil anuais para aplicação em atividades diversas, como pagamento de oficineiros, aquisição de material, realização e encontros e palestras para manter atividades contínuas durante dez meses, período que deverá contemplar o contrato com cada instituição.
A coordenadora do Pnud junto à Semed, Ritta Ippolito, disse que a instituição considera esse momento como “fantástico” devido ao caráter transformador da parceria. “Temos aqui, a partir de hoje, o início de uma grande revolução, porque é o instrumento que proporciona à criança um ambiente adequado às mudanças que serão provocadas por esse movimento de cultura e de educação”, comemora.
O programa Pontos de Cultura deverá contemplar 15 instituições que deverão atender a 39 escolas da rede municipal de ensino da capital, o que representa um universo de aproximadamente 4mil alunos, que já são atendidos pelo programa Mais Educação.
Ascom Semed

Nenhum comentário: