quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Projeto Jovem Juiz leva estudantes ao Fórum da Capital


Alunos de escola municipal participam de ato do projeto Jovem Juiz.
Fotos: Ascom Semed
De olhos atentos, alunos da rede pública municipal acompanharam, na tarde desta quarta-feira (16), no Fórum da Capital, no bairro do Barro Duro, os procedimentos de julgamento do Poder Judiciário de Alagoas. A ação é uma iniciativa do Tribunal de Justiça, por meio da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) – Programa Cidadania e Justiça na Escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Segundo a assistente social e assessora técnica da Esmal, Ana Valéria, a ação visa aproximar o Poder Judiciário dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal. “É objetivo do programa valorizar e promover o fortalecimento da educação pública, por meio desses jovens, transformando-os em disseminadores dos direitos e deveres do cidadão para seus colegas e a comunidade. O dia de hoje foi pensado para que eles conhecessem de perto a rotina de um juiz, sua jornada de trabalho, a forma como toma decisões e os desafios da carreira no âmbito do Direito”, esclarece Ana Valéria.
A professora Márcia Cristina, da Escola Municipal Padre Pinho, mostrou-se entusiasmada com a iniciativa. “Esse momento é muito importante para eles. É uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e experimentar, durante um dia, a jornada de trabalho de um juiz. É muito enriquecedor”, pontuou a professora.
Matheus Augusto do 9º ano, disse que só tinha visto um julgamento em filmes. “Assim, ao vivo, é bem mais interessante. A gente aprende muito mais”, enfatizou Matheus.
Alunos de escola municipal participam de ato do projeto Jovem Juiz.
Fotos: Ascom Semed
Os jovens foram selecionados pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola para a primeira edição do Projeto Jovem Juiz. Foram contemplados os estudantes do 9º ano das dez escolas atendidas pelo programa e eles tiveram que fazer uma tarefa. A atividade consistia em desenvolver uma redação explicando como resolveriam uma situação de conflito elaborada pela equipe pedagógica da Esmal. Os autores dos dez textos com as soluções mais pertinentes foram convidados a acompanhar o dia de um juiz e conhecer o funcionamento do Poder Judiciário de Alagoas.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

Nenhum comentário: