quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Alunos da rede municipal participam de atividades da I Flipontal


Materiais utilizados na encenação do livro
“O verdinho e a preservação do meio ambiente” de Maristela Pozitano.
O bairro do Pontal está em festa com a I Festa Literária de Maceió, a Flipontal. E em meio a tantas atividades, a Escola Municipal Silvestre Péricles também dá sua contribuição para enriquecer ainda mais o evento. A unidade escolar, que atende alunos do 1º ao 5º ano, se transformou em um verdadeiro mundo encantado, cheio de cores e personagens da literatura infantil.

A turma do 5º ano B, orientada pela professora Silvia Regina, apresentou o livro “O verdinho e a preservação do meio ambiente”, de Maristela Pozitano. “Com o intuito de participar das atividades da I Flipontal, nós adotamos este livro, pois trata de um tema muito importante e que deve ser trabalhado sempre com os alunos de forma a conscientizá-los na conservação do meio em que vivem. O livro em si tem uma leitura muito leve e dá exemplos de atitudes que os alunos podem desenvolver”, esclareceu a professora.
Silvia explicou que durante vinte aulas foram trabalhadas sequências didáticas para que os alunos se aprofundassem na leitura do livro, por meio de leituras compartilhadas, pinturas e concurso de frases. E na culminância realizada hoje (31), os alunos fizeram a contação da história presente no livro através de encenações. “A partir daí espero que os alunos cresçam com esse pensamento consciente da importância da preservação do meio ambiente”, completou a educadora.
Contação de história na Praça São Sebastião, no Pontal.
(Foto: Amanda Bezerra – Ascom/Semed)
“Ensinou a gente formas de preservar o meio ambiente, como não fazer queimadas, não jogar lixo na rua, nem na lagoa, economizar água e energia. E todas essas atividades com o livro O verdinho ajudou a gente a entender o valor disso”, relatou a aluna do 5º ano.
Semed na Flipontal
Além das atividades na escola, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está presente na Flipontal através das contações de histórias realizadas pela equipe da Biblioteca Carlos Moliterno, na Praça São Sebastião e além da palestra que acontecerá próximo sábado (2), na Casa do Surf, realizada pela técnica Educação Ambiental da Semed, Virgínia Miller, sobre a Educação Ambiental na literatura.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: