segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Semed inicia curso para candidatos a gestores escolares



Postulantes aos cargos de gestores escolares da rede municipal de ensino de Maceió se reuniram, na tarde de segunda-feira (7), no auditório da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), no Barro duro, para a abertura do Curso de Certificação, conforme prerrogativas da Lei 6.482/15.
O curso desenvolvido pela FAT, por meio da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura (Fapec), tem como propósito qualificar os profissionais que pretendem concorrer ao pleito, além de ser pré-requisito para candidatura. Ao todo, cerca de 140 inscritos participaram do encontro, que apresentou e orientou sobre como funcionará a plataforma.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância da qualificação do gestor para que exerça seu papel mais bem-preparado. “O bom gestor precisa conhecer as dinâmicas do regimento escolar. Por isso, é fundamental que vocês se dediquem e compreendam o que significa ser gestor de uma escola pública. Nosso intuito é aprimorar o curso, cada vez mais, para que nos aproximemos da realidade de nossas escolas”, concluiu a gestora da Semed.

Qualificação do Gestor
O curso será dividido em seis módulos, todos na modalidade online. Desse modo, de acordo com a pasta, os educadores não precisarão se ausentar da sala de aula, pois poderão ter acesso aos conteúdos no tempo livre, sem prejuízos para os alunos. Outro pré-requisito para se candidatar consiste em apresentar um projeto de intervenção para a unidade escolar, com o qual o novo gestor trabalhará ao longo dos três anos que estará a frente da escola.
As eleições estão previstas para o dia 30 de novembro em 24 unidades escolares. Até lá, serão promovidos outros dois encontros nos meses de setembro e outubro. Uma vez concluído o curso, os postulantes estarão aptos para se candidatar oficialmente, começar as campanhas e disputar as eleições. O curso garante, também, que a secretaria obtenha uma reserva de qualificados que poderão ser indicados caso houver necessidade.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: