terça-feira, 15 de agosto de 2017

Oficina prepara Escola Silvestre Péricles para primeira FliPontal

Os preparativos para a Festa Literária de Maceió, a FliPontal, em alusão ao bairro Pontal da Barra, que sediará o evento,  entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, estão a todo vapor. Na Escola Municipal Silvestre Péricles, alunos e professores ensaiam para as apresentações que abrilhantarão ainda mais a festa literária.
Nesta terça-feira (15),  o grupo teatral TrupEduque, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ministrou oficinas de expressão corporal e vocal para alunos e professores, a fim de trabalhar dicção, projeção, pronúncia e entonação de poemas e poesias na perspectiva de melhor prepará-los para recitais durante a festa literária.
O formador Joesile Cordeiro explica como acontecem as formações com os alunos. “Através dos poemas de autores que serão homenageados na FliPontal, inserimos dinâmicas e jogos teatrais para que eles tenham uma melhor fluência na apresentação, além da desinibição corpórea”, defendeu.
“Já com os professores, além de realizar as dinâmicas, nós os instruímos com observações sobre como acompanhar o desenvolvimento dos alunos utilizando essas metodologias que passamos aqui e como tornar a experiência didática e divertida”, esclareceu a formadora Rayane Goes.
A aluna Cassiane Oliveira fala sobre o que aprendeu na oficina. “Aprendemos várias formas de nos expressar com o corpo e com a voz, como ler uma palavra com um tom triste ou alegre”, mencionou a aluna do 6º ano. “Fizemos vários exercícios com a boca para a voz sair mais forte e também para melhorar nossos movimentos e postura na hora de recitar o poema”, completou João Pedro, aluno do 8º ano.
“O Pontal já é um lugar poético e nossa oficina veio como um incetivo para que os alunos e professores aprendam a explorar esse lugar. Conseguimos despertar a curiosidade e o desejo de conversar, sentir e compartilhar esse lugar com as pessoas que virão para a FliPontal”, relatou Joesile Cordeiro.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: